sábado, 2 de junho de 2012

Biografia de Walcyr Carrasco


Bibliografia do Walcyr Carrasco - As pequenas surpresas de seu cotidiano


O jornalista Walcyr Carrasco nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Bernadinho de Campos, em 1951. Quando tinha 12 anos já comecou a escrever e aos 17 tinha seu primeiro trabalho publicado: uma crônica romântica no jornalzinho da igreja de sua cidade.
Gostou tanto da experiência que não parou mais de escrever: foi colaboradora da revista infantil Recreio, que foi grande sucesso dos anos 70 e lançou nomes como Ruth Rocha e Ana Maria Machado no universo da literatura infantil brasileira.
Atualmente, suas crônicas saem em revistas como Veja São Paulo, da qual selecionamos os trinta textos, que primam não só por serem bem escritos, mas também pelo fino senso de humor que elas contém.
Walcyr tem vários livros infantis publicados, entre eles o divertido Balança coração, e o comovente Vida de droga, ambos pela Sinal Aberto da Ática. Além dos livros, Walcyr também escreve novelas para televisão e peças de teatro, tanto para adultos quanto para crianças. Uma das peças infantis que adaptou, Peter Pan, recebeu o Prêmio Mambembe de Teatro como melhor espetáculo do ano.
Walcyr Carrasco não gosta só escrever, não: também adora ler. Durante a infância, se divertia com as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Quando passou para a adolescência, um livro lhe mandou profundamente:O apanhador no campo de centeio, de Sallinger.
O ato de escrever, para Walcyr, é apaixonante. A única coisa que ele espera e que as pessoas consigam atingir na leitura o mesmo prazer que ele tem ao escrever. O escritor não tem preferência por nenhum gênero literário. Para escrever crônicas, contos ou até novelas de televisão, ele conta com seu estado de espírito na hora em que senta diante do computador no escritório de sua casa, geralmente a noite ou de madrugada.
No mais, Walcyr é bem parecido com os próprios textos: simpático, bem-humurado, observador. Gosta de estar com as pessoas, conhecê-las e conversar com elas, mas quando esta trabalhando fica tão envolvido pela história que acaba fazendo dela sua melhor companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário